Coleção

MuJuCa - Museu das Juventudes Cariocas é resultado de um trabalho de pesquisa do Departamento de Comunicação da PUC-Rio. Mais do que um museu virtual, é um repositório de memórias sobre a cidade do Rio de Janeiro. Ou melhor, de memórias das juventudes que contam as histórias de uma só cidade em seis décadas diferentes, dos anos 1960 a 2010. Queremos que a visita ao MuJuCa seja uma experiência de estranhamentos, encontros, descobertas e diversão. É uma fonte de pesquisa para todas as pessoas que se interessam por temas como memória, juventude e cidade. 


1960
1960-1969

Carlos Rabaça

Carlos Alberto Rabaça tem quatro filhos, quatro netos e Sylvia, seu grande amor. Numa viagem de trem, conheceu sua futura esposa e não hesitou em sair pelas ruas para encontrá-la novamente. Viveu uma juventude com restrições, mas também com muitos sonhos. Sonhava em ser professor, e é até hoje. Venha aprender sobre a vida com Rabaça, assistindo à entrevista.

 

 

Sônia Pereira

Sônia veio de Marechal Hermes. Dançava rock'n'roll ao som de Elvis Presley. Até hoje é fã, tem até um retrato dele no banheiro. Vaidosa, ela diz que a foto a faz se sentir mais jovem, enquanto se arruma. Pegava o bonde, sempre no salto alto. Foi ao Aterro do Flamengo na sua inauguração. Casou cedo, aos 22 anos. Assista à entrevista e saiba mais sobre a juventude de Sônia.

Zezé Motta

O que dizer sobre Zezé Motta? Que ela é uma das atrizes mais importantes da cultura brasileira? Que sua representatividade muda a vida de milhares de mulheres no país? Que é impossível resistir à sua voz, ao seu charme e ao seu sorriso? Há muito o que dizer sobre Zezé Motta, mas o que se tem a escutar é ainda mais precioso. Viveu em internato, morou no Leblon, teve seu talento descoberto pelo próprio pai, com quem cantou na noite carioca tantas vezes, e, é claro, não passou ilesa pelo racismo, muito ao contrário. Assista à entrevista e venha reviver memórias preciosas dessa carioca de coração e de alma.

Foto: Acervo pessoal - "A moreninha", peça de teatro de 1968.